Palavra na mente é o melhor antídoto para um dia de fúria


Novo fenômeno nas redes sociais, a campanha pela punição da enfermeira que agrediu e matou seu cãozinho yorkshire mostra os efeitos de um "dia de fúria" na vida de qualquer pessoa que não busca se resguardar e prevenir desses excessos. Não entro aqui no coro da maioria que se excede na comoção pela dor do cãozinho e deseja até a morte da moça que, segundo vizinhos e amigos, é uma pessoa calma e tranquila.

Nunca podemos nos esquecer do desafio de Jesus aos pecadores (todos nós, não esqueçam!). Em seu perfil no Twitter, ela se define como uma pessoa que ama seu marido, seus filhos e seus cãozinhos. Não vou usar aqui a atitude extrema da moça para tentar desmenti-la. Me sentiria meio covarde por isso. Prefiro dizer que não tenho elementos suficentes para emitir uma opinão.

Mas minha intenção aqui não é tentar emitir um juízo sobre a enfermeira. Até porque um só é Legislador e Juiz, segundo a Palavra da verdade. Quero sim lembrar aos desavisados, inclusive no meio da igreja, do cuidado e do zelo que devemos ter para não sermos induzidos à cólera e ao descontrole, muitas vezes por pequenas questões do dia-a-dia. Quantas mortes por motivo fútil não vemos diariamente nos noticiários? No trânsito, em reuniões com amigos e em outros eventos sociais corriqueiros? 

Meu objetivo aqui neste espaço é lembrar que todos nós estamos sujeitos a fazer o que aquela moça fez. Para evitar isso, precisamos estar revestidos. Resguardados sob as asas do Senhor. Porque temos um inimigo em nosso derredor que ruge como uma fera à espera dos fracos e indefesos para matar, roubar e destruir. Talvez a vida social dessa moça tenha sido destruída por um excesso de atividades cotidianas. Tudo gera muitas vezes um estresse físico e mental que nos torna vulneráveis a esse tipo de excesso quando não temos fortalecido em nós o domínio próprio. 

Mas temos um Advogado fiel. Se reconhecermos nossa culpa e demostrarmos arrependimento verdadeiro. A oração e a adoração a Deus são armas disponíveis para combater e evitar a ira e o descontrole.

Termino com a reflexão de Jesus no Sermão da Montanha:
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno
".
Mateus 5:21-22