Porque deixei de lado o mimimi sobre academia e outras polêmicas de crentes juvenis

Para mais conteúdo: Canal no Youtube / Facebook / Twitter / Instagram



Depois de uma longa ausência, volto a esse espaço com alegria. Um espaço virtual que deixei de lado por uma série de questões, mas que insistiu em subsistir por alguma razão que desconheço (graças ao Google, na verdade).

Senti a necessidade de retornar a esse ambiente hostil (acho que posso adjetivar desta forma diante dos últimos comentários rsrsrsrs) para corrigir alguns equívocos e expor minha visão de mundo e minha leitura atual para questões polêmicas, como usos e costumes, tema da postagem anterior.

Em primeiro lugar, preciso deixar claro que talvez não escrevesse hoje sobre esse tema, principalmente da forma como escrevi. Não que na verdade discorde do seu conteúdo, mas considero hoje a necessidade de expor questões mais úteis para o propósito do meu chamado em Cristo. 

Acho que discutir usos e costumes não representa o ponto mais importante da minha jornada como escritor cristão. Fez parte de um aprendizado momentâneo de contar o dia a dia cristão neste mundo cheio de velocidade e de virtualidade. Foi meio que um impulso a partir de uma demanda espontânea jornalística para repartir visões e interpretações do que outrora denominei "mundinho gospel". Considero a empreitada como correr num terreno pantanoso sem a devida necessidade.


Mais importante do que uma estéril discussão sobre o que pode e o que não se pode fazer é refletir sobre os aspectos da graça e da misericórdia de Deus que se renovam a cada bom dia. Da mesma forma, melhor do que apontar heresias dos chamados "heróis gospel" é usar a sua vida em favor dos irmãos num ministério em que o relacionamento interpessoal permita testemunhar a alegria de ser nova criatura em Cristo, evangelizando os perdidos e encorajando os irmãos. Nada contra quem gasta seu vernáculo neste tipo de iniciativa. Mas é uma opção pessoal.

Sobre a postagem anterior, preciso enfatizar alguns pontos de vista de acordo com o que entendo da Bíblia. Reconheço que todo cristão tem a liberdade de frequentar academia de ginástica, praia de veraneio e qualquer outro ambiente que considere seguro e conveniente. Se me perguntarem, direi que não me matriculo em uma academia. 

Não gosto do ambiente. Da vaidade dos que passam muito tempo admirando seus músculos no espelho. Mas isso é uma coisa minha. Não é uma regra de conduta para nenhum dos meus poucos leitores.

Gosto de refletir no livro de Romanos 14 sobre este tipo de polêmica. "Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão". (Rm 14:12-13)

 "Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado". (Rm 14:22-23)

Em suma, deixemos de perder tempo com discussão sobre comida, bebida ou ginástica. Como cooperadores de Cristo, precisamos renovar o nosso visto como Embaixadores dEle para fazer aquilo que é o propósito do nosso chamado.

Para finalizar, uma reflexão do Livro aos Efésios: 

"Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti". Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito", (Ef 5:14-18)