Você canta o quê? Uma palavra sobre o Palavrantiga




Já há algum tempo estou devendo um post sobre o Palavrantiga. Um dos grupos que fogem do estigma de banda gospel e conseguem ultrapassar as fronteiras dos rótulos e das mesmices fazendo um rock sobre o mesmo chão (desculpem o trocadilho) daquelas bandas que se acotovelam na disputa por um VMA da MTV.

O principal diferencial da banda é extravasar conteúdo cristão, sem estereótipos, com uma personalidade única. Poesia e prosa numa linguagem urbana da espiritualidade. Sem cair no lugar comum da adoração extravagante (rsrsrs) ou do triunfalismo confessional.

Para não deixar o leitor às cegas, disponibilizo, abaixo, a faixa título do último CD (lançado no fim do ano passado) como tira-gosto, com trecho da letra, para que se perceba a prosa cheia de nuances e de entrelinhas.




Sobre o mesmo chão

Está o muro
e o lado de lá, que você esqueceu
o meu chão é o mundo

Tem dois lados em guerra
Meu mundo é este chão
Que você cresceu e eu também

Ao redor de muitos
Me apontaram as cercas e os muros
Eu quis o caminho, Roguei pela vida

E vou subvertendo o mundo
Amando a esperança que salta os muros
e brinca arteira com tua criança, a fé 'ta na vida


A banda foi formada oficialmente em 2008 (mas já toca junto desde 2004) e lançou no mesmo ano o primeiro disco do grupo, o EP Palavrantiga - Volume 1 .Considerada a melhor opção de rock alternativo cristão (desculpe o rótulo rsrsrs), a banda já soma, segundo o release em seu site, 30 mil discos vendidos, mais de um milhão e meio de acessos aos sete principais vídeos no Youtube, 170 mil seguidores na rede social Myspace, mais de 45 mil no Twitter (totalizando os perfis da banda e de seus membros) e 40 mil curtidas na fanpage no Facebook.

Em 2010, foi lançado o CD Esperar é Caminhar com a regravação melhor produzida das seis músicas do primeiro CD e mais sete inéditas, com a participação discreta de Thalles Roberto no backing da faixa título. O disco fez um sucesso silencioso e quase invisível no undergroud evangélico, mas arregimentou uma legião de fiéis admiradores do trabalho desses rapazes. Esse CD é quase perfeito para mim, com tantas faixas maravilhosas que fica difícil destacar alguma. Mais não dá pra deixar de citar o grande sucesso de Casa, regravado por Lucas Souza no CD Todos Juntos Com Você, de 2010.

Trago como degustação, a faixa Pensei, com uma variação de ritmo bem interessante, num jeito meio rock`in`bossa que ficou show.



Da poética do primeiro disco, cito a faixa Vem me Socorrer. Disponibilizo o vídeo numa versão acústica tocado pelo vocalista Marcos Almeida:

Não tenho um tom
Não tenho palavras
Não tenho acorde que
Me socorra agora
Tudo foi embora
Só tenho você
...E essa não é mais uma canção de amor
Não, não, não...


Quem quiser mais informações pode buscar no site oficial http://palavrantiga.com/ . Prometo numa segunda postagem trazer uma análise mais apurada de toda a discografia do grupo. Por enquanto, fica essa postagem com gostinho de quero mais, como estímulo para conhecer essa grande banda. Eles também incentivam os ouvintes a ampliar seu conhecimento em faixas como Rookmaaker, jorrando filosofia por todos os lados. Disponibilizo o vídeo de uma versão acústica dessa música. Boa audição para todos:

Eu leio Rookmaaker, você Jean-Paul Sartre
A cidade foi tomada pelos homens
Na cidade dos homens tem gente que consegue ler,
Mas os outros estão néscios pra Ti.

Eu canto Keith Grenn, você canta o quê?